About this blog

" Da boca das crianças e dos pequeninos, sai um louvor que confunde vossos adversários e reduz ao silêncio vossos inimigos." Salmo 8,3


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A CATEQUESE É UM MINISTÉRIO, PORTANTO UM SERVIÇO


A Catequese é uma prioridade em toda a Igreja, “A Catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade” (João Paulo II, encontro com os Bispos em Fortaleza 10/07/1980). A Igreja precisa de catequistas, porém, catequistas conscientes com a missão de: CATEQUIZAR, ENSINAR E EVANGELIZAR.

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM CATEQUISTA

Espiritualidade profunda – rezar e testemunhar o cristianismo, não perder nunca a intimidade com Deus.

Integração na comunidade – Participar ativamente de toda a vida da Igreja. O catequista deve exercer o ministério de forma continuada e permanente.

Senso crítico – ler, estudar, e analisar coerentemente os fatos da Igreja do mundo. A alienação é um mal que jamais deve tomar o catequista.

Animação – saber ouvir e dialogar, buscar não mostrar dúvidas e insegurança, animar de tal forma o encontro de catequese, que leve o catequizando a um conhecimento gostoso da doutrina da Igreja.

Qualidade humanas – didática, psicológicas, equilíbrio, carinho.

Formação doutrinária – buscar conhecer a doutrina católica, estudar sobre seus diversos aspectos, através de leituras, cursos etc.

Ser catequista não é ser professor. Aulas são dadas na escola. Os encontros de catequese têm a preocupação de anunciar Jesus e levar o catequizando a uma aproximação maior com a Igreja.

Por ser considerado pelas crianças como modelo, o catequista deve dar testemunho daquilo que prega, de viver o que anuncia.
O essencial a um bom catequista é o AMOR, daí emana:
- Compreensão

- Carinho
- Dedicação
- Atenção
- Preparação
- Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário