About this blog

" Da boca das crianças e dos pequeninos, sai um louvor que confunde vossos adversários e reduz ao silêncio vossos inimigos." Salmo 8,3


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dom Emanuel Messias, o novo bispo nomeado para a Diocese de Caratinga

Dom Emanuel Messias
















O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 16, três novos bispos para o Brasil. Aceitando a renúncia de dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo da diocese de Caratinga (MG), em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade), Bento XVI nomeou para sucedê-lo dom Emanuel Messias de Oliveira, até agora, bispo diocesano de Guanhães (MG).

Conforme o relato de monsenhor Raul, este é um momento importante para a diocese, que vibrou de alegria com o anúncio dado. O vigário geral, que há tempos  reza nas intenções de dom Hélio e de seu sucessor, agradecendo a Deus, diz: "Obrigado, Pai celeste, por este grande presente, este dom, que estais nos concedendo. Obrigado, Senhor Jesus, por terdes colocado dom Emanuel à frente desta vossa Igreja que está em Caratinga".

O novo bispo, que durante 24 anos lecionou Sagradas Escrituras no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário e, mais recentemente, estava ligado a ele pelos 14 seminaristas da diocese de Guanhães que nele estudam, será empossado no dia 20 de maio, na catedral de São João Batista.

"Bem-vindo, Dom Emanuel. A Diocese inteira o acolhe, com muito amor, com muita esperança e muito espírito de fé, sabendo que foi o próprio Espírito Santo que o escolheu para esta missão de ser nosso pai e pastor, nosso guia e companheiro de caminhada!", é a afirmação de monsenhor Raul repetida por todo o povo de Deus presente nesta diocese.

Dados biográficos de Dom Emanuel

Nasceu em Salinas, MG, dia 22 de abril de 1948, filho de Deoclides Oliveira e Maria Angélica Teixeira (in memoriam). Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. O curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).

Recebeu o Presbiterato, aos 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial (6 anos) e Pároco (17 anos), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, durante 24 anos; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de Bispo.

Foi sagrado Bispo para a Diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por Dom José Heleno, dia 19 de abril de 1998; e tomou posse daquela diocese dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal: A serviço da Misericórdia. Como Bispo de Guanhães, foi também responsável da dimensão Bíblico-Catequética do Regional Leste II; e Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares.

Fonte: http://www.portalcaparao.com.br/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DÍZIMO: Compromisso de fidelidade à Deus na auto-sustentação da sua Igreja


É preciso fazer chegar a todos o conhecimento da fundamental importância de devolver o dizimo e dar a Deus o que lhe é de direito, pois é umm ato de fidelidade e de presença em suas obras. “Partilhar o dizimo e participar da obra de manutenção da nossa Igreja é nos deixar cada vez mais certos de que o amor do Pai se une a nós por diferentes meios: pela natureza, pelas pessoas, pela paz que vem Dele, pela união de todos nós e diante de tudo o que conquistamos”.
“Em sua bondade, Deus se mostra a nós, seus filhos, sem cobrar nada, e cabe a cada um devolver a Deus o que é de Deus como forma de gratidão por tudo que Ele nos tem feito”.
É de extrema importância que os cristãos percebam e sintam a necessidade da Igreja para a auto-sustentação da mesma, a fim de que as três dimensões do dizimo – religiosa, social e missionária – se tornem fonte de amor, de justiça e gratidão ao Deus criador.
Doar-se a Deus contribuindo para a realização de seu projeto de amor é dar-se na dimensão espiritual, fazendo com que haja uma maior co-responsabilidade dos cristãos da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim como nossos lares, há as necessidades básicas organizacionais para a manutenção de nossas famílias. Da mesma forma acontece nas três dimensões do dizimo.
Expressaremos, então, essas três dimensões a que tanto nos referimos:
- a dimensão religiosa atende aos fundamentais requisitos da Igreja, tais como: o salário do padre, manutenção da igreja (luz, água, telefone, combustível, consertos, hóstias, vinho, velas, flores, material de catequese, folhetos litúrgicos, manutenção da casa paroquial, obrigações sociais, funcionários);
- a DIMENSAO SOCIAL prima por promoções humanas e sociais, como por exemplo, ajuda aos pobres, viúvas, órfãos, assistência aos doentes e ajuda em creches e escolas para que haja uma interatividade da Igreja com a sociedade;
- na DIMENSAO MISSIONARIA, contribui-se para a pastoral diocesana: ajuda para seminário, capacitação dos missionários leigos e leigas e ajuda às comunidades missionárias são fatores que proporcionam em nosso meio a elaboração de um projeto que tem por finalidade a comunhão entre Deus e nós.